ESPECIAL Mercado de Transferências em Portugal 2014

BENFICA



ENTRADAS - /
SAÍDAS - MATIC, CORTEZ, OLA JOHN

COMENTÁRIO - Jesus vai ter que continuar a transformar água em vinho, nem que seja para afogar as mágoas dos adeptos no final da época, caso a coisa dê para o torto. Apesar da direcção do clube apregoar mês sim, mês não, que o clube não precisa de vender jogadores para sobreviver, as evidências apontam na direcção contrária. O Benfica faz um encaixe de 70 milhões de euros em Janeiro e torna-se no clube do mundo que mais dinheiro faz neste mês. A troco de quê? Do seu melhor jogador e da venda de dois jovens com potencial que abandonarão o clube no próximo Verão: Rodrigo e André Gomes (30M e 15M respectivamente). A posição melhor reforçada em Janeiro é, portanto, a posição bancária.


SPORTING




ENTRADAS: SHIKABALA, HELDON, ELIAS, MATIAS PEREZ, OUSMANE DRAMÉ
SAÍDAS: JEFFREN, RINAUDO, CISSÉ, DIOGO SALOMÃO

COMENTÁRIO - Ou eu muito me engano ou Elias pode tornar-se na melhor contratação da Liga Zon Sagres, isto se não sair entretanto para o Brasil. Toda a gente sabe que este menino, com vontade e com um treinador, joga muito à bola. Ora, Leonardo Jardim é treinador, sabe o que faz e tem agora na mão mais talento. Quer-me parecer é que há uma posição que continua descurada: o 6. William Carvalho, com a saída de Rinaudo para o Catania, fica sem concorrência. Será Dier a alternativa aos centrais e a William? Será que Matias Perez entrará nas contas do plantel principal e será o 3º central? Na frente, Heldon parece-me ter todas as condições e mais algumas para ser titular a curto prazo. Shikabala é o Panini que todos os sportinguistas esperam ver resolver aos 92 minutos dum jogo estilo 0-0 enfadonho. A resolução do dossier Jeffren é uma grande vitória da actual direcção. Mercado muito positivo em Alvalade.

PORTO


ENTRADAS - QUARESMA, ABDOULAYE
SAÍDAS - LUCHO GONZALEZ, MARAT IZMAYLOV

COMENTÁRIO - No mês em que o Viagra passou a genérico o Pinto da Costa deu sinais de ter os seus tomates revitalizados. Pois é. O fax do FCP fartou-se de cuspir folhas de Manchester e agora o Porto tem papel para limpar o rabiosque na próxima década. Estiveram os benfiquistas e sportinguistas ontem o dia todo a fazer refresh à lista de transferências para no final verem Fernando, Mangala, Otamendi e Jackson permanecerem no Dragão. Nem propostas milionárias serviram para convencer a direcção portista. Neste mês chegou Quaresma e já deu para perceber que o rapaz vem com vontade de saquear as defesas contrárias. Não sejam racistas, já estão todos a pensar "pois, saquear porque é cigano!". O momento WTF foi a venda de Lucho. El Comandante ruma ao Qatar para liderar um exército de camelos numa travessia do deserto até ao final da sua carreira. De estranhar o não reforçar do ataque. O Porto continua sem alternativa ao Jackson e continua com poucos extremos desequilibradores. Na defesa, enquanto os centrais abundam, os laterais escasseiam. Plantel estranho o dos azuis e brancos.  


ESTORIL


ENTRADAS - EMÍDIO RAFAEL, LUÍZ PHELLYPE
SAÍDAS - GLADESTONY, LUÍS LEAL

COMENTÁRIO - O maior milagre de Janeiro: não saiu Evandro, Vágner, Gonçalo Santos, nem qualquer outra jóia da coroa do Estoril. Contratações? Temos sim senhor. Regressa o Luíz Phellype para dar concorrência ao Bruno Lopes e contrata-se o Emídio Rafael para lutar por um lugar no lado esquerdo da defesa, já que o Babanco tem passado mais tempo no estaleiro do que dentro das 4 linhas. Marco Silva descansa, feliz, aliviado, numa poltrona com padrões da bandeira da UE.

VITÓRIA DE GUIMARÃES


ENTRADAS - /
SAÍDAS - LEANDRO FREIRE, ABDOULAYE

COMENTÁRIO - Como sempre, tem que ser o blog Ai Vale Bujas a explicar à nação o que se passou com o Vitória no mercado de inverno. O Pinto da Costa levou o Júlio Mendes, o Flávio Meireles e o Rui Vitória a jantar fora. Perguntou-lhes o que queriam jantar e eles responderam "queremos carne maronesa". Ok. Vem a carne maronesa e o Pinto da Costa sempre a perguntar se está bom. Eles respondem que sim, que está, e entretanto o dia 1 de Fevereiro a aproximar-se. Chega o dia 1 de Fevereiro e o Flávio Meireles levanta-se e começa aos berros "aqui há gato! aqui há gato!". Foi isto. O Rui Vitória pensou que tinha a maronesa Abdoulaye ao seu dispor, entretanto despacha o cepo do Freire para o rival Nacional e o Pinto da Costa, algures na madrugada de 6ª para Sábado, consegue enfiar o Abdoulaye na lista de inscritos do Porto, tornando-se o Vitória num clube vegetariano depois deste trauma bovino.


NACIONAL



ENTRADAS - REGINALDO, SALEH GOMAA, KAYKE, FREIRE
SAÍDAS - RENATO, MATEUS

COMENTÁRIO - O Manuel Machado pensou que ia perder o Mexer para o Rennes e vai daí achou boa ideia ir contratar o Freire ao Guimarães. Eu acho que sim, é sempre bom manter o equilíbrio do plantel. Se sai um cepo convém contratar outro cepo. Acontece que o Mexer não saiu e agora aumentou o número de cepos no plantel! É lixado... O Nacional neste mercado parece-me não se ter reforçado mal no ataque, com o Kayke e o Reginaldo, mas parece-me que deviam ter olhado para a defesa primeiro. O Reginaldo, para colmatar a saída do Mateus, chegava... 

BRAGA


ENTRADAS - BATTAGLIA, KADU, ANDRÉ PINTO, RUSESCU, ERICK MORENO
SAÍDAS - HEBERT, SALVADOR AGRA, LUIS SILVA, ELDERSON, HUGO VIEIRA, KRITCIUK

COMENTÁRIO - Percebe-se o reforço do corredor central do clube, não se percebe é a falta de opções para os corredores laterais com que a equipa vai enfrentar a 2ª metade da época. O Braga fica apenas com 2 laterais "puros" (Joãozinho e Baiano) e 2 extremos "puros" (Alan e Pardo). Com a chegada de Rusescu e Moreno, não se percebe como é que Edinho não foi colocado num clube qualquer. Assim sempre tínhamos oportunidade de o ver continuar a espalhar magia! Será que o Paulo Bento vê os jogos do Braga B? É que há muitos internacionais que me cheira que vão começar a rodar nessa equipa! Atenção, Bento!

RIO AVE


ENTRADAS  - HUGO VENTURA, KRITCIUK, RUBEN RIBEIRO, PEDRO SANTOS, JOEANO, VELIKONJA
SAÍDAS - SALIN, DEL VALLE, NIVALDO

COMENTÁRIO - Os principais problemas do Rio Ave residem no ataque. Com o mau momento de forma de Ukra, Braga e Hassan, o Rio Ave procurou resolver a questão com o matador esloveno Velikonja e com os extremos portugueses Pedro Santos e Rúben Ribeiro. Hugo Ventura, desaparecido em combate desde que trocou o Porto pelo Sporting, aparece aqui para lutar pela titularidade juntamente com o Kritciuk e Ederson, partindo o brasileiro com ligeira vantagem. Não me parece que estas mudanças galvanizem o clube. Continuarão sem ser candidatos à Europa e continuarão afastados da luta pela manutenção.

ACADÉMICA



ENTRADAS - ELTON MONTEIRO, MOUSSA GUEYE, RAFAEL LOPES, SALVADOR AGRA
SAÍDAS - REINER FERREIRA, BUVAL, LIBAN ABDI, BRUNO CHINA, RAFAEL OLIVEIRA

COMENTÁRIO - Estabilidade classificativa atingida, a hora é de pensar no ataque. Primeiro há que arrumar a casa. O Globetrotter Buval não convenceu e foi para o Paços. Abdi e Rafael Oliveira tiveram as suas oportunidades e não aproveitaram. Moussa Gueye, Rafael Lopes e Salvador Agra - principalmente o último - vêm para ser o bico de bünsen de uma equipa afogada em substâncias frias e letárgicas.
Já na defesa, o blog despede-se do seu amigo Reiner Ferreira. Espero que um dia voltes a espalhar magia no nosso campeonato! Para o lugar dele vem o jovem português Elton Monteiro, formado no Arsenal. Estamos curiosos.

MARÍTIMO



ENTRADAS - FRANSÉRGIO, SALIN
SAÍDAS - HÉLDON

COMENTÁRIO - O Marítimo, com Salin, vai usar o seu 4º Guarda-Redes da época. É uma pena porque com Salin provavelmente o número de frangos vai diminuir e os espectadores vão-se divertir menos. O mercado de inverno, a meu ver, acaba por ser positivo para os madeirenses. A saída de Héldon é um rude golpe no ataque? É, sim senhor. Mas o Marítimo ainda tem Alex Soares, Danilo Dias, Sami, Nuno Rocha, Artur e F.Oliveira. Se no ataque há que continuar a virar frangos, já na defesa convém passar a mantê-los dentro da capoeira.

GIL VICENTE



ENTRADAS - ALPHONSE, LUÍS SILVA, CAETANO, HUGO VIEIRA, JOHN MOSQUERA
SAÍDAS - ÉDER SCIOLA, NÉLSON AGRA

COMENTÁRIO - O ataque do Gil Vicente é tão letal quanto a mordidela dum idoso sem dentes que não tem reforma para comprar dentadura. Vai daí o presidente Fiuza e o seu treinador acharam por bem reforçar o ataque. Preparem-se porque o mais certo é dizermos adeus à magia de Simy. Será que temos panini no Mosquera? É esperar para ver. Outra notícia é o Alphonse que deu nas vistas na Oliveirense e, aproveitando a cepisse do Luan, provavelmente mais tarde ou mais cedo também ganha a titularidade à frente dos centrais. Caetano e Hugo Vieira são bons reforços e boas alternativas ao Avto, Brito e Diogo Viana.

VITÓRIA DE SETÚBAL


ENTRADAS - OZEIA, JOÃO MÁRIO, WILDER CARTAGENA, BETINHO, ZEQUINHA
SAÍDAS -RUBEN VEZO

COMENTÁRIO - Chapa ganha, chapa gasta. Os problemas financeiros do Vitória pelos vistos não demoveram a direcção de apostar forte no mercado, algo que se torna difícil de compreender tendo em conta o facto do clube ter praticamente a manutenção garantida (ainda para mais olhando para o valor dos adversários). Ozeia, um velho conhecido da nossa liga que até já emparelhou com o Cohene, vem para o lugar do Ruben Vezo. O François é mau demais - até aqui tudo bem. O empréstimo do João Mário parece-me espectacular. O puto tem muito  talento e vai facilmente ser a estrela deste Vitória... Agora... E o resto? Bem, não entendo a extensão deste plantel que vai disputar pouco mais do que uma dezena de jogos até ao final do campeonato e que vai viver de cinto apertado, à rasquinha para pagar ordenados.

AROUCA


ENTRADAS - USTARITZ, RUI SAMPAIO, CISSÉ, NOUIOUI
SAÍDAS - HENRIQUE, ROMÁRIO, PAULO SÉRGIO, KOVACEVIC, STEFANOVIC

COMENTÁRIO - All-in. Fichas todas em cima da mesa. A luta vai ser só para homens de barba rija e Pedro Emanuel não quer fazer bluff com o plantel. Reforça todos os sectores e reza por golos de Nouioui ou Cissé. O meio campo com que tanto gozei, funciona bem nos dias que correm e chega o experiente Rui Sampaio, um senhor com pezinhos a respirar técnica, para espicaçar David Simão. Parece-me que o Arouca, no entanto, deveria ter olhado mais para a defesa e menos para os pontas-de-lança, o tempo dirá se tenho ou não razão. Estranho também a saída de Kovacevic, um jogador que na época passada carregava o Arouca às costas mas que, sob o comando de Pedro Emanuel, nunca impressionou.

BELENENSES



ENTRADAS - ANDRÉ GERALDES, GONÇALO BRANDÃO, ANDRÉ TEIXEIRA, BRUNO CHINA, JORGE ROJAS, RUDY, RAMBÉ, ROLAND LINZ
SAÍDAS - NICK, VICTOR, DIAKHITE, PAULO JORGE, ARSÉNIO, DIAWARA

COMENTÁRIO - Vocês vêem Family Guy? Sabem a Consuela? O Belenenses em Janeiro contratou a Consuela! Vai daí a Consuela um dia destes foi abrir a porta aos pé-de-barrote (quase) todos que o Belenenses tinha no plantel e disse "no, no, Mr Belém no home". Vai daí o Belenenses torna-se numa equipa arrumada, fresquinha e com matéria prima para se agarrar com unhas e dentes à oportunidade de permanecer no escalão máximo do futebol português. Gonçalo Brandão, Bruno China, Rambé e Linz são as figuras que destaco, por serem jogadores "feitos" que podem no imediato garantir qualidade ao 11 inicial. Rojas, Geraldes e André Teixeira são os putos que podem dar boa cobertura aos titulares. Rudy é a incógnita: jogador de potencial que tarda em aparecer ao mais alto nível.

OLHANENSE



ENTRADAS - SAMPIRISI, CHRISTIAN OBODO, MARIO SANTANA, PAULO SÉRGIO, TOZÉ MARRECO
SAÍDAS - DANIEL BESSA, DIEGO GONÇALVES, KONÉ

COMENTÁRIO - Já estou a sentir o hino da Champions League no José Arcanjo. Ou serão as sirenes da polícia para fechar o clube? Se calhar são as flatulências do Pinto da Costa por ter perdido a contratação do Mario Santana para os galácticos de Olhão. Uma das três é de certeza. O que é certo é que esta equipa do Olhanense é das equipas mais mítico-paninis que já pisou os relvados portugueses. Estou até a ponderar criar um grupo recreativo para ir em excursão acompanhar o Olhanense a todos os 14 jogos que vamos ter oportunidade de presenciar até ao final do campeonato. Vejamos uma ideia para 11 do Olhanense: Ricardo (internacional Portugal), Sampirisi (sub-21 Itália), Diakhité (cepo), Kroldrup (internacional Dinamarca), Seric (internacional Croácia), Obodo (internacional Nigéria), Pelé (sub-21 Portugal), Mario Santana (internacional Argentina), Paulo Sérgio (ex-sub21 Portugal... só tem 30 anos, ainda pode explodir!!!), Mehmeti (internacional Albânia), Tozé Marreco (mítico). Isto é vintage. Galácticos de Olhão... Para sempre no nosso coração <3 <3 <3

PAÇOS DE FERREIRA



ENTRADAS - FLÁVIO BOAVENTURA, RAFEL AMORIM, MINHOCA, DEL VALLE, BUVAL
SAÍDAS - RUBEN RIBEIRO, CAETANO, DUARTE DUARTE, HURTADO, IROBISO

COMENTÁRIO - Emprestar o Hurtado ao Peñarol, tendo em conta a situação actual do clube, é no mínimo estranho. A injecção de sangue novo na defesa dos castores é a derradeira tentativa de escapar a um destino que eu ainda penso que o clube evitará. Optar por Del Valle e Buval, prescindindo de Ruben Ribeiro, Caetano ou Hurtado é que acho um tiro nos pés. Os barrotes vêm em alta velocidade para cilindrar o clube e atirá-lo para o 2º escalão, será que a equipa consegue o salto à última da hora? Dependerá fortemente da qualidade de Boaventura e Rafael Amorim. Eu acredito que o Paços dará o salto.


Share on Google Plus

About Ai Vale Bujas

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

5 comentários:

  1. Muita informação, lida por inteiro com calma e cuidado.
    Grande trabalho. Belo humor.
    (estou um mole, a fazer elogios)

    Campeonato de merda este. Estamos cheios de Paninis, só falta o Tó Madeira e o Nikiforenko.

    Negócios do Benfica envergonham-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah
      Este campeonato para mim está a ser dos melhores. Muito divertimento, luta espectacular em 3 frentes (título, europa e descida), bons jogos de futebol... Vai ser impróprio para cardíacos

      Eliminar
    2. Já chegou na época passada ser improprio para cardíacos..não aguento outro Maio assim pah!!

      Eliminar
  2. Boas AVB,

    onde meteste as fichas para a descida de divisão? O Paços safa-se? hmm, como disseste, e bem, as entradas não compensaram as saidas.

    abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu acho que o Paços ainda vai subir uns lugares. É muito imprevisivel neste momento. Para mim o principal candidato à descida é o Olhanense

      Eliminar